As principais mudanças na linha 2020 do Renault Sandero estão na traseira, daí a foto de abertura fora do nosso padrão. Assinado pelo Renault Design Center São Paulo, o novo visual aposta em lanternas de LED invadindo a tampa do porta-malas, que o deixaram semelhante ao Clio europeu. Além disso, a abertura do compartimento de bagagens passou a ser elétrica, por um botão no logotipo do fabricante. Já na dianteira, o novo olhar do compacto tem faróis com assinatura de LED – em todas as versões –, para-choque redesenhado e grade frontal com detalhes cromados e emblema tamanho maior. A bela cor Blue Iron da unidade avaliada remete ao da série especial Nokia, de 2009.
Modernizado para encarar Chevrolet Onix e Hyundai HB20, cujos novas gerações chegam em breve, o Sandero também ganhou novidades na cabine. O ponto alto são os bancos mais largos, com espumas mais espessas – que transmitem maior conforto, acomodando e abraçando melhor o corpo – e tecidos agradáveis ao toque. Em prol da ergonomia, os comandos dos vidros elétricos traseiros foram reunidos na lateral de porta (ficavam na porção inferior do painel). O volante renovado tem boa empunhadura, mas as funções de áudio e de telefone seguem no comando satélite na coluna – regulável apenas em altura. Já a intuitiva central multimídia Media Evolution, assim como no Kwid Outsider, tem tela capacitiva de sete polegadas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay. A chave é tipo canivete, enquanto o botão de abertura elétrica do porta-malas é igual ao do Kwid.
Essa atualização de meia vida da segunda geração (B52) do compacto de origem romena vem acompanhada das novas nomenclaturas da marca . A gama passa a ser formada pelas versões Life, Zen, Intense (avaliada) e Iconic. Esta última é destinada apenas ao Logan e ao aventureiro Stepway, cujas novidades veremos mais para a frente. Belos e mais recheados, todos os Sandero vêm agora com airbags laterais e isofix. Segundo o fabricante, os novos itens de segurança e os reforços estruturais aumentaram em 14 kg o peso do hatch. O controle de estabilidade e o assistente de partida em rampa estão presentes no apimentado R.S. 2.0 e, agora, também nas versões com câmbio CVT.
Ficha técnica:
Renault Sandero Intense 1.6 CVT
Motor: quatro cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando de válvulas variável
Cilindrada: 1597 cm³
Combustível: flex
Potência: 115 cv (g) e 118 cv (e) a 5.500 rpm
Torque: 16 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: continuamente variável (CVT), seis marchas simuladas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,070 m (c), 1,730 m (l), 1,570 m (a)
Entre-eixos: 2,590 m
Pneus: 205/55 R16
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.140 kg
0-100 km/h: 11s (g/e)
Velocidade máxima: 174 km/h (g)e 177 km/h (e)
Consumo cidade: 12,1 km/l (g)**
Consumo estrada: 13 km/l (g)**
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: C*