O Mercedes C180 2019, bem como a linha toda do MB Classe C, é o campeão de vendas do segmento de luxo no Brasil, custando entre R$ 178.900 e R$ 317.900, tendo carrocerias sedã (nacional), cupê, conversível e perua.

O sedã, irmão maior do Mercedes CLA, feito em Iracemápolis-SP tem vendido em torno de 5.000 unidades por ano no Brasil, uma ótima colocação para um carro de nicho com preços bem elevados.

Um dos modelos mais emblemáticos da Daimler, o Mercedes C180 surgiu de outro clássico, o 190E, que era o menor da gama nos anos 80.

A evolução fez com que o modelo chegasse ao Brasil no começo dos anos 90 já com o sucessor atual, sempre importado da Alemanha.

Mercedes C180 2019 em detalhes

Discreto e elegante, o Mercedes-Benz Classe C 2018 caiu nas graças do consumidor brasileiro com ou sem a famosa estrela de três pontas sobre o capô, ostentando um visual que chama muita atenção, especialmente em relação às linhas e cromados, que parecem ter pelo menos uns 20 anos de estilo. Mas não se engane, é um Mercedes e isso fará diferença no meio do trânsito.

O Mercedes C180 2019 tem faróis com projetores Full LED e LEDs diurnos, mesmo para os repetidores de direção, são sofisticados e aproximam o modelo de seu irmão muito maior. Essas são referências do que ele pode fazer durante a condução, mas o restante é sóbrio e luxuoso.

A grade com quatro frisos cromados tem um aspecto até esportivo, assim como o para-choque com spoilers e frisos cromados. No Exclusive, ela tem desenho clássico com a famosa estrela de três pontas sobre o capô, para os mais conservadores.

Os retrovisores possuem detalhes de mesma tonalidade, desembaçador dos espelhos, repetidores de direção com luz de solo e rebatimento elétrico. As lanternas em LED são sofisticadas e a tampa do porta-malas abriga um friso cromado. O teto solar tem tamanho padrão.

O Mercedes-Benz Classe C 2018 ostenta muitos frisos cromados nas laterais e no para-choque traseiro, bem como adornos cromados na base do protetor e envolvendo as janelas. Nos C250 e C300 Sport, ao contrário, muitos elementos em preto brilhantes, rodas aros 18 ou 19 da AMG e vistosos para-choques com entradas de ar bem grandes.

No interior, o Mercedes Classe C 2018 e também o Mercedes C180 mostram um grau de parentesco muito maior com o Classe S com suntuosos comandos de ajuste elétrico do assento do condutor nas portas.

Eles permitem regular até o apoio de cabeça e têm três memórias. Realmente um luxo. Há muitos cromados e detalhes em couro, bem como acabamento em alumínio nas portas. Nas versões Avantgarde e Sport, há muito preto brilhante, enquanto o Exclusive usa com direito revestimentos em madeira. Ambos com volante multifuncional com coluna de direção ajustável eletricamente e integrada à memória do assento.

O quadro de instrumentos só encanta nas versões Sport, mais estiloso, sendo bem sóbrio nas demais, porém, são eficientes em sua proposta. A tela fixa de 7 polegadas da multimídia não é sensível ao toque e também não agrada a todos, mas cumpre seu papel. Os três difusores de ar cromados chamam atenção.

O console do Mercedes Classe C 2018 é largo e revestimento em acabamento preto brilhante ou madeira, que também recobre a parte central do painel.

A alavanca da transmissão fica tradicionalmente na coluna de direção, enquanto em seu lugar no console há um comando multifuncional para navegação na multimídia e demais funções do veículo.

Parte das informações são reproduzidas no display TFT da instrumentação. Comandos físicos para climatização, mídia, áudio, modos de condução, Start&Stop, ativação de tela e sensores de estacionamento também estão presentes, mas em menor número que na geração anterior, ainda fiel à velha escola alemã.

O assistente de estacionamento – equivalente ao Park Assist – não tem comando físico e detecta sozinho vagas paralelas ou perpendiculares, executando a manobra de forma automática. A multimídia do Mercedes Classe C 2018 apresenta diversas funções, inclusive animações dos modos de condução e climatização.

Entre os bancos dianteiros, o modelo de luxo apresenta um vistoso apoio de braço bipartido dá acesso ao porta-objetos central. Na parte traseira, o espaço é mediano e há dois difusores de ar. Nos Mercedes C180/C250 Coupé e C300 Cabriolet, o espaço é bem reduzido, apesar de ter a mesma plataforma.

O Mercedes Classe C 2018 tem banco fixo e não pode ser rebatido, assim como não há apoio de braço central. Apenas a perua Mercedes C180 Estate e o C300 Cabriolet possuem tal primazia.

No teto, luzes de leitura em LED amarelo dão um ar mais sóbrio e elegante, bem como teto solar elétrico e acabamento escurecido.

No C300 Cabriolet, há opção de cores para a capota. O porta-malas tem 480 litros e um reparador de pneus, lembrando que os pneus são Run Flat. No Mercedes Classe C Coupé 2018 são 400 litros e no C300 Cabriolet apenas 285 litros.

Só a Mercedes C180 Estate tem um pouco mais: 490 litros. Apenas os dois últimos podem ampliar seus bagageiros.

O assento do condutor tem três memórias e ajuste elétrico inclusive da coluna de direção, assim como lombar, prolongador do assento e de apoio de cabeça, mas não é para todos e nos Mercedes Classe C Coupé 2018 e Mercedes Classe C Cabriolet 2018, os bandos dianteiros possui sistema de recuo elétrico para acesso à parte traseira, facilitando o acesso de quem vai atrás.